markup x margem bruta

Mark-up e Margem Bruta | O que é, quais as diferenças?

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Você sabe o que é mark-up e margem bruta? Fundamentais para as finanças da empresa, explicamos o que é e quais as diferenças de mark-up e margem bruta. Confira!

Quando tratamos dos resultados financeiros de uma empresa, o cálculo dos custos e dos lucros é um dos elementos mais importantes e que devem ser analisados de forma cuidadosa pelo empreendedor, já que calcular os preços de um produto ou serviço de forma errada não só irá causar prejuízo, como também pode impedir o crescimento de sua empresa.

Em geral, as pequenas e médias empresas ainda erram no desenvolvimento do cálculo de custos e de lucros ou os realizam de forma imprecisa, o que pode fazer com que a empresa acabe encontrando resultados negativos ao invés de positivos no fim do mês, dificultando a sobrevivência do negócio e sua expansão e crescimento.

Atualmente, os principais métodos de cálculo de custos para uma empresa são os métodos de mark-up e margem bruta, sendo que cada um deles tem aplicações, vantagens e usos distintos. Conhecer os dois modelos e também saber suas diferenças pode ser fundamental para o resultado de sua empresa.

Se você deseja saber mais sobre mark-up e margem bruta; quer entender quais as funções do método de mark-up; está buscando entender como funciona o cálculo de margem bruta; deseja utilizar as ferramentas para calcular os custos de sua empresa; ou mesmo quer se aprofundar no assunto, este artigo foi feito para você. Falamos agora sobre mark-up e margem bruta e explicamos os seus usos e diferenças. Confira!

Mark-up e margem bruta – Para que servem?

O objetivo primordial de uma empresa é gerar lucros e aumentar seu alcance de mercado, correto? E para que isso seja realizado, é fundamental que o empresário ou empreendedor tenha dedicação, conhecimento técnico e profissional e também esteja atento à elementos como a precificação correta, que deve ser realizada de forma estratégica e eficiente.

Muitas empresas ainda falham em realizar o cálculo dos custos de seus produtos e serviços, o que acaba por levar a menores margens de lucro ou mesmo prejuízos significativos no fim do mês. Para evitar que os resultados de sua empresa sejam minados por preços errados, é fundamental que os gestores analisem diversos elementos para realizar a precificação de seus serviços e produtos.

Para realizar a precificação dos produtos e serviços de sua empresa de maneira correta, é recomendado utilizar métodos voltados a esse objetivo. Os mais utilizados atualmente são o método de margem bruta e o método de mark-up, sendo que explicaremos melhor cada um deles mais abaixo.

Ambos servem para precificar seu produto ou serviço de maneira mais eficiente, garantindo que você realize a cobrança de forma mais inteligente e correta, evitando prejuízos e gastos desnecessários, além de garantir que o preço de mercado esteja realmente trazendo lucros para seu negócio. Confira!

O que é Mark-Up e para que serve?

Também conhecido pela escrita Markup, o termo mark-up é utilizado em contabilidade para indicar quanto do valor de um produto ou serviço está acima de seu custo de produção e distribuição, ou seja, quanto o produto oferece de lucro quando considerados os custos de um determinado serviço ou produto.

É possível considerar o markup uma técnica ou índice utilizado para analisar se o preço de um serviço ou de um produto está dentro do valor ideal ou se ele se encontra fora dessa faixa de precificação. Para a realização desse cálculo, é utilizado o chamado “mark-up” ou índice multiplicador, sobre o custo do produto, visando obter o valor o valor final, sendo que o lucro será uma margem, fixa ou variável, do custo.

Apesar do markup ser um dos métodos mais utilizados, o markup tende a ser enxergado também como um dos mais simples e diretos meios de calcular o preço de um serviço ou produto. No entanto, isso não significa que este seja um método preciso para a precificação.

Como o markup consiste no uso de um índice multiplicador sobre o custo do produto, o cálculo por meio deste método é bastante simples, mas contempla apenas os custos de produção para elaborar esse valor. Isso quer dizer que o multiplicador deve ser aplicado somente no valor de custo final do produto.

Exemplo de uso de markup

Suponhamos que um produto custe R$ 4,00 para ser produzido e tenha imposto de 10% para ser pago, que deverá ser incluído em seu custo, o que significa um acréscimo de R$ 0,40. Neste caso, o mark-up será aplicado sobre o valor total, ou seja, a soma dos R$ 4,00 do custo e R$ 0,40 do imposto, totalizando R$ 4,40, que equivale ao preço total de custo deste produto.

Caso você deseje estabelecer uma margem de lucro de 30%, por exemplo, o cálculo necessário será multiplicar o valor total de custo pelo percentual, conforme abaixo:

Markup do produto exemplo: (4,00 + 0,40) x (1 + 30%) = R$ 5,72

Conforme obtido pelo valor do cálculo acima, o valor de preço de venda de seu produto, de acordo com o método markup, deverá ser de R$ 5,72. A principal vantagem deste método de cálculo é que sua margem de lucro será obtida sobre o custo total do produto, desde que sejam levadas em conta todas as variáveis.

O que é margem bruta e para que serve?

Outro termo proveniente da contabilidade e da economia, o método de margem bruta é utilizado para calcular a rentabilidade das vendas, sendo obtida a partir do cálculo das deduções das vendas (devoluções, descontos, abatimentos e impostos) e também do custo dos produtos do preço de venda.

Por meio desse método, é possível obter uma indicação mais precisa de quanto a empresa está ganhando (ou perdendo, em caso de um cálculo errado de custo e precificação) com a venda de seus produtos ou serviços, o que permite adaptar e adequar as políticas de precificação para a obtenção de resultados melhores.

Também conhecida como margem de contribuição, a margem bruta serve para calcular o lucro efetivo da venda de um produto ou serviço, sendo uma parcela de seu preço. Esse método se utiliza do ganho para o cálculo, e não do custo, como é o caso do mark-up. Isso significa que, com o cálculo de margem bruta, é possível prever qual será o lucro obtido por meio das vendas.

Exemplo de cálculo de margem bruta

Suponhamos que, assim como no exemplo do cálculo de markup, o custo do produto é de R$ 4,00 e será cobrado R$ 0,40 de imposto. Para calcular a margem bruta, no entanto, é necessário analisar outros dados, como o ICMS de entrada, além de PIS e COFINS.

  • ICMS de entrada: 18%
  • ICMS de saída: 18%
  • PIS+COFINS: 1,65% + 7,6% = 9,25%

Calculando tais valores sobre o que definimos anteriormente, temos o seguinte:

  • ICMS de entrada = R$ 0,72
  • ICMS de saída = R$ 1,03
  • PIS + COFINS (para o custo) = R$ 0,37
  • PIS + COFINS (para a venda) = R$ 0,53

Por meio da obtenção destes valores, é possível obter o preço de custo líquido do produto, ou seja, o preço de custo deduzidos tais valores, conforme abaixo:

Preço de custo líquido do produto = custos + IPI – ICMS – (PIS + COFINS)

Preço de custo líquido do produto = 4,00 + 0,40 – 0,72 – 0,37 = R$ 3,31

Isso nos permite obter preço de custo líquido de R$ 3,31, que poderá ser utilizado para o cálculo do percentual real de lucro, abaixo.

Já para calcularmos o preço de venda líquido do produto, é necessário utilizar a seguinte fórmula. Utilizaremos o mesmo preço de venda obtido pelo método de markup (R$ 5,72) como preço de venda para o exemplo. Confira:

Preço de venda líquido do produto = preço de venda líquido – ICMS de saída – (PIS + COFINS)

Preço de venda líquido do produto = 5,72 – 1,03 – 0,53 = R$ 4,16

Tendo em mãos o preço de custo e o preço de venda líquidos do produto, é possível calcular a margem de lucro utilizado uma fórmula simples:

Margem bruta (porcentagem real de lucro) = (Preço de venda líquido – custo líquido)/ preço de venda líquido

Em nosso exemplo, isso significa o seguinte:

Percentual real de lucro = (4,16 – 3,31) / 4,16

Percentual real de lucro = 20,43%

Diferenças entre o cálculo de markup e margem bruta

Como é possível notar na diferença de percentuais obtidos (30% no markup e 20,43% na margem bruta) os valores de lucro obtidos pelos diferentes métodos podem variar bastante. Enquanto nosso cálculo de markup apresentou lucro de 30%, o cálculo utilizando a margem bruta mostrou que, na verdade, o valor de lucro é pouco acima de 20%.

Isso significa que, apesar de mais simples, o cálculo de markup pode apresentar resultados duvidosos, tendo em vista que na realidade o percentual de lucro será menor. Isso se deve ao fato de que as outras despesas operacionais, como as citadas no exemplo, devem ser utilizadas para calcular o resultado real e completo dos valores de lucro.

É por isso que, apesar de menos complicado, o markup não deve ser utilizado de forma única, já que seus valores podem fazer com que sua empresa enfrente problemas contábeis e não consiga fechar as contas no fim do mês. Por meio do método de margem bruta, no entanto, é possível obter a precificação ideal de seus produtos, já que todos os custos e despesas serão calculados dentro do preço final.

Como realizar os cálculos mais adequados de markup e margem bruta para minha empresa?

Por sua importância e impacto nos resultados de sua empresa, é fundamental que os cálculos realizados para a precificação de seus produtos ou serviços sejam realizados de forma eficiente e profissional, garantindo que você obtenha resultados de qualidade e não acabe tendo problemas de contabilidade no fim do mês.

Para isso, pode ser interessante contar com serviços especializados de contabilidade e gestão de caixa, como os oferecidos pela Triconecte,  que também permitem que você possa focar sua atenção e seus esforços em outras áreas dentro de sua empresa, deixando a tarefa de precificação, cálculo de custo e de margem de lucro com profissionais especializados em contabilidade financeira e tributária.

Você também poderá atingir resultados melhores e contar resultados melhores e mais interessantes, que permitirão à sua empresa calcular os custos e os lucros de forma mais correta, garantindo os melhores resultados e melhor desempenho financeiro.

Deseja aplicar métodos de markup e margem bruta na precificação e cálculo de lucros de seu negócio? Tem alguma dúvida ou sugestão a fazer a respeito do assunto? Quer conhecer outras ferramentas para potencializar os resultados de sua empresa? Não deixe de conferir o conteúdo que preparamos para você e de deixar seu comentário![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row color_scheme=”primary”][vc_column][vc_column_text]

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