Cálculo de Férias

Empresário, saiba mais sobre o cálculo de férias dos seus funcionários e evite ser pego de surpresa

É muito comum o empresário ter dúvidas sobre como calcular as férias dos seus funcionários. Mesmo contando com uma boa consultoria contábil, é importante entender como funciona esse processo. Sabe por quê? Para garantir que as contas estejam certas e você consiga se planejar para isso, sem prejudicar o caixa da companhia.

Antes de entrarmos para os cálculos, vale a pena lembrar que as férias são um direito constitucional do trabalhador e fazem parte da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Ou seja, todo empregado tem direito a 30 dias de descanso após completar 12 meses de trabalho.

De acordo com a lei trabalhista, as férias podem ser divididas em até três períodos, sendo que o menor período não pode ter menos que 5 dias, e o maior período deve ser de pelo menos 14 dias.

Exemplos de parcelamento:

Cálculo de Férias

Agora, vamos aos requisitos para a emissão das férias!

1)   Leve em conta os descontos obrigatórios, que são o Imposto de Renda e a contribuição ao Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS). Consulte as alíquotas das faixas salariais.

2)   Vencimentos: atente-se aos prazos de concessão.

3)   Se o colaborador não usufruir do gozo de férias antes de completar o segundo período aquisitivo (a cada 12 meses), o empregador deve pagar férias em dobro.

4)  O funcionário deve ser comunicado sobre o início do gozo de férias por escrito 30 dias antes do período de descanso, em documento especifico, o chamado Aviso de Férias.

5)   A empresa tem o dever de realizar esse pagamento em até dois dias uteis antes do início de descanso do trabalhador.

6)   O empregado que quiser vender as férias tem a opção de converter um terço dos dias que tem direito em remuneração, desde que isso seja de comum acordo com o empregador. Isso se chama abono pecuniário.

8)   Para garantir que houve a quitação dos valores referentes às férias, o empregado deve assinar o recibo de férias.

9)   O valor das férias consiste em um salário base, mais médias variáveis apuradas no período aquisitivo (quando houver) e mais um terço da soma do salário e medias.

Contar com um escritório financeiro contábil é a melhor solução para ficar despreocupado e com o planejamento correto sobre as férias dos funcionários. A Triconecte realiza a otimização de processos e cria um cronograma de férias alinhado com o momento da empresa e faturamento. Assim, seus funcionários podem ter o momento de férias e sua empresa fica sem prejuízos no caixa.

Com uma boa consultoria contábil, você pode focar seu tempo nas estratégias da empresa. Deixe as contas por nossa conta! Clique aqui ou fale conosco pelo nosso Whatsapp.

Comments are closed.